Menções de honra

Seguindo no ronsel dos nossos sinceros agradecimentos e apreciação, é com grande ledícia que recebemos hoje a notícia da menção especial que da Irmandade Druídica Galaica (IDG) fai o Instituto Galego de Estudos Célticos (IGEC). A nota é como segue (o negrito é intencional):

“[…] É também destacável a participação da Irmandade Druídica Galaica (IDG), que completou a jornada com a celebração de um ritual de Magusto (Samain) e Ano Novo Celta, mostrando assim alguns elementos da cultura céltica muitas vezes negligenciados. Aliás, a IDG estabelece na sua página web oficial o IGEC como principal referente académico e recurso sobranceiro na recolha de informações contrastáveis sobre a cultura céltica galega. Se bem o IGEC e a IDG não têm nenhum tipo de relação formal, o IGEC agradece e congratula-se pelo possível benefício causado a outras associações, organismos ou instituições por causa da sua labor investigadora e de divulgação, assim como o poder contribuir a um melhor entendimento e espalhamento da cultura céltica em geral.

O IGEC continua assim, além da actividade estritamente académica, a mostrar como a cultura céltica está viva e é reclamada pela sociedade galega actual, de forma natural, lúdica e abrangendo múltiplos aspectos vivenciais.”

Como é explicado neste mesmo sítio e nos nossos estatutos, a IDG quer apresentar uma Druidaria adaptada aos nossos tempos, mas sempre respeitando as formas de expressão espiritual galegas herdadas ao longo dos séculos que nós (e não só) consideramos têm um evidente carácter Celto-Atlântico. Por isso empregamos muitos elementos do denominado “reconstrucionismo”, isto é, prestar especial atenção à precisão histórica e evidências contrastáveis para conhecermos melhor – inferindo de entre todas essas fontes de informação  – a nossa própria religião e a sua história e evolução.

Para isto, e de maneira autónoma, a IDG decidira seguir como critério científico o da única instituição galega adicada específica e exclusivamente a temas de índole céltica desde um ponto de vista académico e rigoroso: o IGEC. Destacamos mais uma vez, isso sim, o que o próprio IGEC indica: “o IGEC e a IDG não têm nenhum tipo de relação formal“.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: