No Solstício de Inverno

Há na Druidaria galaica quatro celebrações anuais sobranceiras bem conhecidas: o Magusto (Samain) em Novembro, o Entroido (Imbolc) em Fevereiro, os Maios (Beltaine) em Maio e o Lugnasad em Agosto. Porém, a chamada “Roda do Ano” completa-se com com outros tantos eventos astronómicos observados e muito seguramente celebrados em terras célticas desde antergo; estes são os solstícios e equinócios.

De acordo com a IDG estes eventos não estão associados a deidades fixas e, se bem relevantes, não têm o rango de importância das quatro festividades antes nomeadas. Mas achega-se a noite do Solstício de Inverno – oficialmente no trânsito do 21 ao 22 de Dezembro – quando os dias começam desde então a crescer. Arredor destas datas os e as Caminhantes podemo-nos reunir com a nossa gente, família ou Clã, aguardando o lento mas firme renascer do Sol, na lembrança e confiança de que o futuro sempre há acabar por destruir os gelos da fria temporada que apenas começou.

Aliás, algumas outras tradições druídicas celebram esta noite mais longa do ano como sinal do eventual regresso de Belenos, simbolizando a sobrevivência sobre as trevas e passeninha chegada da luz. É o enraizamento e gestação durante três dias do Infante Sol (logo Dagda) a partir do Ventre Materno, a escuridade da Deusa Dana. São as datas da Modranecht ou Matronucta (a ‘Noite Nai’), também do Meán Geimhridh (‘Meio Inverno’) e Lá an Dreoilín (‘Dia da Carriça’)

Seja dito outrossim que trânsitos como o Solstício de Inverno são datas de extrema importância na tradição germânica (festividade de Yule) e na religião Wicca, mesmo no calendário chinês (o Dong Zhi, ou “chegada do Inverno”), entre outras no mundo. Na Europa outras religiões também empregaram a posteriori estas datas como marca do passo cara a um período de maior esplendor.

Observemos e reverenciemos pois a continuidade da Natureza nos seus ciclos e alegremo-nos com a própria luz que a partir de agora colhe renovadas forças.

Bom Solstício de Inverno. Boa Modranecht. Cálido e refulgente Meán Geimhridh.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: