Natureza céltica

Eu sou o falcom sobre o rochedo,
Eu sou uma gota dourada do Sol,
Eu sou a mais bela das flores,
Eu sou um javarim fachendoso,
Eu sou um salmom na lagoa,
Eu sou a arte do poeta e a palavra de conhecimento
(Amergin, Druida e Bardo dos Milésios)

Esta página e as suas ramificaçons – em Facebook, Twitter e Instagram – pretendem funcionar como referência e via de comunicaçom dos e das Caminhantes da IDG e, por extensom, da Comunidade druídica galaica. Isto implica que resida aqui tamém um labor de divulgaçom da cultura céltica e forma de entender a vida sob a perspectiva da Druidaria, para quem quiser ler.

Deste jeito, um dos primeiros e mais óbvios passos é escrebar (meditar ou reflexionar) e redescobrir aspectos concretos e visíveis da Natureza, como as árvores ou os animais, já que a Natureza, entendida como a totalidade do Cosmos, é o cerne de toda a filosofia e religiom druídica.

Se bem até é popularmente conhecido que as plantas e árvores em geral, e algumhas em particular, estám sempre presentes e som especialmente importantes na Druidaria, há quem tende a esquecer a relevância do significado dos animais e mesmo a existência de ‘animais guia’ para cada pessoa, às vezes presentes como manifestaçons directas das próprias deidades. De facto, alguns nomes tribais  e toponimia derivam destes animais guia, protectores de cada Clan. Os animais na Druidaria nom som simplesmente ‘parte da paisagem’ ou ‘mais umha cousa’ desse todo da Natureza, antes pelo contrário, constituem (como as árvores e outros elementos vegetais) um elemento fulcral a ser estudado. Lembre-se, por exemplo, que de acordo com as nossas crenças pode existir transmutaçom de ou para um animal (nom de ou para umha árvore).

Assim, aos poucos, quase que a modo de “artigos temáticos”, fará-se uma breve apresentaçom aberta de quem é quem, como se associam e que representam diferentes animais, e nom só, na nossa cultura e crenças.

Cavalos

Publicaçons até o momento:

O Corvo

O Gato

 

Gostas da IDG? Tu podes ajudar a que este trabalho continue – Do you like the IDG? You can help us continuing our work 🙂

Deixe um comentário / Leave a comment

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s