No Equinócio da Primavera

Hoje o Sol detem-se sobre as nossas cabeças, toma fôlegos por um intre no seu devagar enquanto equilibra luzes e trevas. Depois de alcançar à escuridão na sua corrida, hoje o dia dura tanto como a noite e a noite como o dia: é o equinócio da primavera, o que muitos e muitas druidistas denominam Alban Eilir, “A Luz da Terra”, Mean Earraigh, “Meia Primavera”, ou Alban Talamonos, “O Amencer da Terra”; Ostara nos cultos germânicos e wiccanos, o início do ano astrológico para outros.

É um dos quatro grandes eventos astronómicos que intercalam as quatro grandes celebrações para completar a Roda do Ano, como fora explicado ao falarmos do solstício de inverno.

Hoje continuamos o caminho indicado no Entroido (Imbolc). Hoje resulta evidente que a chegada dos Maios (Beltaine) e imparável. A natureza cumpre os seus ciclos mais uma vez, por muito que muitos teimem em ignora-la e danifica-la. Por fim agroma a vida por toda parte, é óbvio e omnipresente, sem dúvidas. Activa-se a fertilidade e maravilhamos-nos de como a planta sabe quando tem que medrar, quando há que sair do ovo protegido por uma lebre, o que significavam os frutos “no ventre” da deusa Brigantia, que não parou de sorrir desde o Entroido, e continua…

Renovam-se então as intenções do Entroido: continua a preparação e cuidado da terra, mas esta já reverdece, pode-se pôr outra vez a casa em ordem e fazer limpeza, também de espírito, porque com esta luz podemos ver melhor todo recanto escuro, em toda parte.

Bom Equinócio da Primavera. Recebide a acougante Alban Eilir num agarimoso abraço. Empregade bem o tempo da Mean Earraigh. Espreguiçade-vos com o Alban Talamonos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: