Agressões à Terra

Corta carvalhos Cerdedo (C. Solla, Julho 2012)

Corta discricional de carvalhos em Cerdedo (Terra de Montes). Foto C. Solla (Julho 2012).

A IDG vê com preocupação o estado actual da nossa Terra, tanto desde o ponto de vista social como até as agressões físicas que o País vem sofrendo durante décadas, a todos os níveis e escalas.

Não há muitos dias revelou-se a má notícia dum possível alargamento na concessão da exploração da nociva empresa de pasta de papel situada na Ria de Ponte Vedra, e que tem estado por anos (e contra a legalidade) danificando a economia e saúde dos e das habitantes desta comarca.

Essa é, aliás, uma longa e velha batalha ainda por resolver, à que se une o recente crime cometido contra árvores – nomeadamente carvalhos – num dos santuários naturais de predilecção por parte da IDG: Cerdedo (Terra de Montes). Assim, a ilógica tala maciça foi primeiramente denunciada pelo colectivo local Capitán Gosende através da imprensa, denuncia à que se sumam agora outras relevantes associações que convocam às 20h do sábado 21 de Julho um acto de desagravo, acto no que membros da IDG estarão presentes de forma pessoal e individual (mais detalhes na ligação).

Achamos a palavra desagravo especialmente ajeitada pois é momento tanto de pôr fim a esta irracional desfeita como de recuperar e proteger as nossas florestas. A IDG unira-se sempre a todo tipo de acção directa que transcorra em consonância com os princípios e formas tradicionais da nossa religião.

Confiamos, também, que nas habituais celebrações do Dia Nacional da Galiza (25 de Julho), os diversos colectivos e partidos que saiam à rua unam de forma clara e rotunda às suas justas revindicações tradicionais a chamada à defesa activa da Natureza.

Lembra-se por último que um dos fundamentos da IDG é a honra, respeito e reverência à Natureza, assim como a defesa da história e cultura da Terra que nos acolhe e sustenta a todos e todas. O “Compromisso com a Natureza” é, outrossim, um dos Nove Compromissos Druídicos que a IDG observa, sendo o carvalho a árvore mais sagrada da Druidaria.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: