No dia dos Filhos e Filhas de Mil

A nossa irmã Éire celebra o seu dia nacional hoje, 17 de Março, Dia da Dragoa. É o dia de celebração da sua identidade e cultura, da sua afirmação como povo livre, liberdade formal conseguida não há tanto e não sem pagar um muito alto preço em muitos aspectos. Parte desse preço a pagar foi uma parcial desmemória.

Mais que familiar e intimamente conhecida, mimética até nisto, Éire dói tanto como a nossa Terra quando celebra o seu dia grande numa data deturpada. Como nós, as e os Caminhantes Milésios preferem centrar-se hoje nesses aspectos joviais, alegres, culturais, reivindicativos, até de luta política e social ainda por resolver. Como nós, têm um certo sabor agridoce na mistura entre a festa e o uso duma figura alheia, estranha, daninha, suplantadora, para sinalizar este dia.

Montanha sagrada de Crom Croagh, agora 'Croagh Patrick'

Montanha sagrada de Cruachán Aigle, morada de Crom Cruach, agora desrespeitada com o nome de Croagh Patrick.

Disque é o dia de S. Patrício, aquele que supostamente expulsou as Serpes da Ilha Esmeralda albiscada por Breogão, tomba de Ith e conquista de Mil. Ou melhor dito, Patrício, aquele que contam brigou fora da vista dos humanos contra Crom Cruach e já de forma palpável contra a sua dona, Corra, senhora Serpe da Água, Dragoa da Ilha (nossa Coca ou Tarasca).

Crom, criador da Ilha, forjador primeiro das suas terras, Mouro primigénio de Éire; deus de fertilidade feito e coberto em ouro e, portanto, insubornável, inalterável, eternamente imaculado. Esse foi quem o mito cristão quis suplantar à força e à forca, ao igual que outros suplantaram as figuras principais do nosso cerne cultural, muitas vezes de forma grosseira, simplesmente trocando nome por nome. Assim, o mito Patrício teve que reinterpretar forçadamente o princípio da tríada céltica (eis o trevo de Éire) e mesmo ajustar o seu principal emblema, a cruz cristã, à preexistente cruz druídica. Assim também a imposição cristã simbolizou através de Corra a alegada “expulsão” das nossas formas de vida e crenças. Assim tomaram, da mesma forma, metafórica e fisicamente a casa de Crom, a sua montanha sagrada – como o nosso Larouco – agora chamada de Croagh Patrick.

Mas o que é dito para a Galiza pode ser dito para os Filhos e Filhas de Mil, pois são do nosso sangue, descendentes da mesma estirpe: os estrangeiros não venceram ainda que a muitos convenceram. A Terra e o Povo cresceram e desenvolveram-se em simbiose e com eles a sua cultura e visão do Cosmos durante bastante mais tempo do que levam as novas importações, nunca pedidas nem voluntariamente aceitadas por aqueles e aquelas que tinham o antigo conhecimento da Serpe (para os cristãos, claro está, representante de todo mal).

Se bem as e os Milésios apoiaram a Lugh na sua disputa com Crom sobre o liderado último da Ilha, e os Mouros de lá finalmente cederam a Terra à nova jeira, fica claro que Crom perdura não só no panteão, senão como activo aliado de Lugh e, neste caso, Rhiannon (nossa Íccona) e Mórrígan (nossa Reva). E Corra, sempre disposta, regressa à montanha sagrada este solstício de verão

Desejamos pois um dia de boa troula, diversão e presença nas ruas, mas também damos com os e as Caminhantes da querida Ilha do Norte mais um passo na luta contra o esquecimento, pela honra íntima das nossas culturas e dos nossos Povos. Fazemos isto na melhor companhia, voando com os corvos da Mórrígan e olhando o horizonte desde o alto, cavalgando cara ali a lombos da égua branca de Rhiannon, guiados pela astúcia e sabedoria da Dragoa Corra, sempre sem desfalecer e apoiadas na força ilimitada de Crom Cruach.

Imagem encontrada por acaso na rede, representando uma escultura real en Éire e acompanhada dos comentários dum/a Caminhante anónimo/a

Imagem encontrada por acaso na rede, representando uma escultura real em Éire sobre a “destruição” da nossa religião e acompanhada dos comentários dum/a Caminhante anónimo/a.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: