Apresentamos o ‘Projecto Nemeton’

Desde a IDG temos a honra de apresentar o Projecto Nemeton e o definitivo Manifesto pelos Lugares Sagrados da Tradição Celta. Este é um projecto que visa conseguir uma protecção especial e um reconhecimento específico para aqueles espaços naturais e sítios considerados sagrados pela nossa Religião, entre outras propostas.

Santuário do Facho de Donom, consagrado ao deus Berobreo

Santuário do Facho de Donom (Co. Morraço), consagrado ao deus Berobreo

O Projecto Nemeton foi inicialmente encetado pela Asociación Religiosa Druida Fintan (Catalunha) e pela Céltica Hispana (Espanha), entidades assinantes do Manifesto ao que aderem todas as organizações druídicas (e não só) do Estado Espanhol das que temos conhecimento. Assim, além dos promotores principais acima nomeados, também apoiam este Manifesto a Hermandad Druida Dun Ailline (Catalunha), Orden Druida Mogor (País Basco), Confesión Religiosa Wicca Celtíbera (Espanha) e a Nueva Orden Druida Sendero Verde (Espanha), ademais da IDG, por descontado.

O Manifesto é, porém, o documento de consenso básico a partir do qual continuarmos um novo percurso, difícil mas necessário. Este Manifesto é dirigido principalmente às actuais administrações públicas competentes com capacidade de obrarem dentro do marco institucional vigente que afecta às associações e organizações assinantes e aderidas. Mas tanto as  organizações promotoras como as associações religiosas que o subscrevem animamos a todos/as os/as nossos/as Caminhantes e especialmente às ordens druídicas internacionais, assim como a todas aquelas instituições e, em definitiva, a toda a cidadania preocupada com a conservação destes espaços, a fazerem seu este Manifesto, o assinarem e o difundirem.

Recomendamos a detalhada leitura do Manifesto completo > AQUI < (versão traduzida ao galego pela IDG; *.pdf, 303 kb), ou o original em espanhol > AQUI < (*.pdf, 427 kb).

O Manifesto e estes comunicados informativos são feitos públicos hoje, 23 de Março de 2013, dia no que se celebra a Hora da Terra, por todas as entidades nomeadas.

2 responses to this post.

  1. […] 'Projecto Nemeton' pela protecção dos lugares sagrados […]

    Responder

  2. […] Irmandade Druídica Galaica reclama que se protejam, tendo em conta o seu caráter religioso, os Lugares Sagrados da Tradição Celta (de certo este conceito há gerar muitas […]

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: