Filiação

A IDG distingue os e as Crentes em geral, um corpo de Caminhantes (membros oficiais da IDG), e ainda depois três possíveis títulos: o Bardo, que é um título honorífico, e dous graus religiosos que requerem duma iniciação formal como são Ovate (iniciado/a) e Durvate (Druida/Druidesa).

 

As e os Crentes (ou Simpatizantes) druídicos não têm que dar o seu nome para nada nem se alistarem em rem. Esse ou essa podes ser tu, lendo estas linhas, e a Irmandade tentará sempre te estender os seus serviços e ajuda de forma desinteressada. Um Simpatizante/Crente de base pode participar nas actividades públicas da IDG sem maiores formalismos. O conjunto de todos e todas as crentes druídicas galaicas é o que denominamos a Treba Mor (Grande Tribo).

Encorajamos sempre a que Crentes participem de forma activa nas redes sociais e eventos públicos da IDG, especialmente se nalgum momento consideram a via do Caminhante.

 

A Caminhante é uma pessoa que entra a formar parte da estrutura da IDG e que, talvez, aspira a um eventual sacerdócio. É alguém que vai um passo além, adquirindo um decidido compromisso pessoal e prático – mãos à obra – na ajuda regular à IDG. A Caminhante respeita, aceita e defende os princípios druídicos, assim como as normas e organização da IDG. A união de todos e todas as Caminhantes é o Clã Mor (Grande Clã), um grupo de trabalho e confiança mútua onde essa confiança deve ser ganhada.

Se estás pensando em virar Caminhante, antes de mais nada fai-te a pergunta: “Como posso eu ajudar à IDG?”.

Além disso, a IDG é uma associação religiosa fortemente vencelhada à sua Terra. Por este motivo, considera-se como algo lógico ter algum tipo de relacionamento com a Galiza/Norte de Portugal (a Galécia), seja familiar, vivencial ou emocional, conhecendo a sua cultura e idioma. Para crentes sem este tipo de conexão a IDG pode estender as suas simpatias, mas recomendaria a procura dum grupo mais próximo, um Clã onde realmente possa pôr em prática as suas crenças de forma plena e tangível.

Dadas essas primeiras observações, a candidata deverá ratificar a sua conformidade com os Estatutos e Regulamento Interno da IDG e completar um formulário e entrevista pessoal, depois da qual entrará num período de prova. Nesse tempo a pessoa valorará se é que se sente confortável no seio da IDG e, também, dará para ver se essa pessoa em verdade acredita nos preceitos da IDG, respeita a sua organização e partilha as suas visões e objectivos.

Se depois disto tudo que foi explicado ainda consideras que gostarias de ser Caminhante, podes contactar com a Irmandade sobre este tema.

Como é óbvio – repetimos – não é preciso ser Caminhante para ser simplesmente crente da Druidaria ou crente na linha representada pela IDG e para solicitar os seus serviços ou fazer perguntas.

Aclaramos também que na IDG nem existem quotas para membros nem tarifas pelos nossos serviços religiosos. As nossas despesas são cobertas unicamente através de doações voluntárias e algum material à venda.

 

Tomando o vieiro da iniciação formal nos seus distintos níveis: Todos os processos formais de iniciação e ordenação sacerdotal produzem-se por convite ou por petição pessoal directa. Contudo, é sempre preciso ser Caminhante durante um período mínimo de 9 meses para poder solicitar o passo a iniciado/a (Ovate). O possível passo posterior a Durvate está sujeito aos seus próprios tempos, requisitos e treinos, sob critério exclusivo do Conselho Druídico.

Estas e outras informações encontram-se disponíveis no apartado sobre a definição, estrutura e características da IDG.

Obrigad*s.

One response to this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: